[dicas:]
Gaiolas redondas não são aconselhadas, pois a Calopsita perde a orientação espacial e isso acaba causando distúrbios de comportamento. O ideal é que seja quadrada ou retangular.
Importante que a gaiola seja realmente para Calopsita e não para Papagaio, pois esta tem a malha muito larga, dificultando a locomoção da ave dentro da gaiola podendo inclusive causar lesões em sua ave.
A largura da gaiola deve corresponder a duas vezes o tamanho das asas da ave abertas, para que seja possível a ave bater suas asas sem esbarrar nas grades da gaiola, nos brinquedos e nos poleiros, deixando as penas do rabo danificadas.
Pense a longo prazo, se você pretende adquirir outras aves, faça a projeção do tamanho adequado da gaiola, para evitar de, no futuro, ter que trocar por gaiolas maiores.
Verifique os arames da gaiola, o espaço entre um arame e o outro deve ser de aproximadamente 1,0-1,5cm, evitando assim quear que a ave prenda a patinha ou tente colocar a cabeça nessa abertura. Não use gaiola de papagaio, pois o distância entre os arames da grade da gaiola, inclusive a do chão, são bem mais espaçados.
Mini-viveiro
Os mini-viveiros (com medidas aproximadas de no mínimo 0,60cm x 1,00m x 0,50cm) permitem que as calopsitas subam/desçam pelas suas grades, devido à altura, fazendo com que se exercitem. Dependendo do comprimento do mini-viveiro, as calopsitas chegam a dar pequenos vôos.
Sua calopsita ficará feliz com um mini-viveiro :)
Sua calopsita ficará muito feliz com um viveiro =)
Sua calopsita ficará feliz com um mini-viveiro :)
Viveiro
O viveiro é o melhor que podemos oferecer para nossas Calopsitas e quando falamos em viveiro imaginamos algo imenso, mas hoje já podemos ter um viveiro dentro da nossa casaSua calopsita ficará muito feliz com um viveiro =)