CALOPSITA


A Calopsita é um animal muito inteligente e muito sociável e isto faz deste pássaro, um excelente animal de estimação. Até mesmo quem nunca teve uma experiência com animais não encontrará nenhuma dificuldade em criar uma Calopsita.
Pela sua própria natureza, as Calopsitas são muito dóceis, o que facilita muito o convívio, pois quando percebemos estamos completamente apaixonados por elas.
Como aparar as asas da calopsita?
Gaiola
Brinquedo
Reprodução
Saúde

Nome/Espécie :    Calopsita  (no Brasil)
                            Caturra (em Portugal)
                            Cockatiel (na língua inglesa)
                            Perruche calopsitte (na língua francesa)
                            Lorito de Copete (na Espanha)

Família : Cacatuidae
Ordem : Psittaciformes
Origem : Nativos da Austrália, aonde podem ser vistos na natureza, vivem em regiões áridas e semi-áridas do país.  Ave nômade, costuma voar em bandos acompanhando o ciclo das chuvas, em busca de alimentos. A reprodução ocorre no período das chuvas, pois a criação de filhotes fica ajustada à disponibilidade de grãos e frutos justamente nessa época.
Caracteristicas : A calopsita é um pássaro que vem conquistando cada vez mais as pessoas pelo seu jeito amigável e interativo, principalmente quando domesticado.  Apegam-se facilmente aos seus donos e os reconhecem de longe. Muito participativas e brincalhonas, são alegres e divertidas!  É considerada uma ave sociável, pois convivem bem com algumas espécies menores, desde que instalados em espaço adequado.
Tamanho : 30 cm (em média, quando adultos)
Peso  : 85-120 gramas
Longevidade : variável, dependendo se na natureza ou em cativeiro, podem chegar a 25 anos aproximadamente
Maturidade sexual : por volta dos 12 meses de vida
Reprodução : ano todo
Postura : 3 a 7 ovos (média)
Incubação : de 18 a 23 dias

ORIENTAÇÃO ANTES DE COMPRAR

1- Antes de adquirir uma calopsita faz-se necessário analisar os fatores favoráveis e desfavoráveis, tais como a longevidade (a calopsita vive em média de 10 a 20 anos), crianças em casa, convivência com outros animais, seu ritmo de trabalho, espaço físico, permissão de animais em condomínios, dentre outros…

2- Independentemente se você for adquirir a calopsita como animal de estimação, ou para servir de matrizes para criação, algumas características da ave devem ser analisadas no ato da aquisição, como:

-Beleza da plumagem (as penas em volta da cloaca devem estar limpas e secas, isto é, sem sujeira de fezes)
-Olhos brilhantes, sem secreção
-Narinas secas, sem apresentar secreções
-Pés e pernas firmes 
-Ave ativa, esperta
-Desconfie de ave sentada no fundo da gaiola, sonolenta, com penas eriçadas
-Para quem está procurando aves prontas para reprodução, procure adquirir com anilha para você ter mais segurança com relação à idade da ave e procedência e diretamente de criador. Outra questão que não dá para se ter garantia no momento da aquisição, é se a ave foi ou será um bom reprodutor.  Os criadores tendem a vender as suas aves que não criam bem aos aviários (o que chamamos de descarte); tente apostar na aquisição de filhotes para formação de casais.

Valor
O valor da ave varia de acordo com alguns fatores: região (cidade), coloração da ave,  a questão da procura x oferta, se em loja ou diretamente do criador, se domesticada ou não.  O preço médio de uma calopsita domesticada é de R$150,00-R$250,00.


Como Aparar As Asas Da Calopsita
Como Saber O Sexo Da Calopsita?
Cores E Mutações
Alimentação
Gaiola
Brinquedo
Reprodução
Saúde
 

Pet Merry Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare